Tel.: (11) 3104-9160
contato@apepac.org.br
REVISTA AGREGADOS
Edição nº 16


Outras Edições

Programa MinerAÇÃO

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) aprovou em agosto de 2007 a criação do Programa Especial de Segurança e Saúde Ocupacional – MinerAÇÃO.O objetivo é diminuir o número de acidentes de trabalho no setor da mineração por meio da implantação de uma série de medidas, como programas de treinamento e intercâmbio; e ainda, a criação de um banco de dados das melhores práticas do setor, que guiarão os programas de prevenção. A previsão é que até o final do ano, o programa esteja em operação.

De acordo com Paulo Camillo Penna, Presidente do IBRAM e coordenador da iniciativa, “o Programa está sendo criado para ser uma referência nacional em Saúde e Segurança do Trabalho, com a finalidade de contribuir para reverter os indicadores que hoje são negativos ao setor de mineração, especialmente no segmento nas pequenas e médias empresas”.

O Programa – que é uma proposta por adesão solicitada inicialmente por dez empresas – disseminará o intercâmbio de boas práticas entre as empresas mineradoras, no Brasil, como a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável do setor.

“Trata-se de uma Iniciativa voluntária do setor de Mineração no Brasil e que incluirá, não somente as grandes empresas de mineração, mas também as menores”, afirmou Paulo Camillo.

A idéia é também incentivar a participação de todas as empresas do setor da mineração, independentemente do porte e sistema de gestão, com adesão voluntária ao Programa.

Paulo Camilo disse ainda que o maior desafio do Programa é envolver de forma efetiva a mais alta administração das empresas. “Este tema tem que fazer parte da estratégia de governança das empresas”, afirmou

. “Literalmente, precisamos de um programa como este. É preciso uma mudança ampla. É uma questão setorial”, disse Jorge Soto, Diretor do Departamento de Saúde e Segurança da Companhia Vale do Rio Doce.

O Programa prevê um investimento de US$ 700 mil nos três primeiros anos de implantação.