Estamos implantando um novo processo de comercialização, o Programa de Venda a Peso. Vai ficar no passado a época em que o comércio de pedra britada era realizado pelo arcaico método de medição de produto vendido em metros cúbicos. O Programa de Venda a Peso foi desenvolvido para garantir mais segurança e agilidade aos consumidores e produtores de pedra britada. É bom para quem vende e melhor ainda para quem compra!
Até hoje, a maioria das mineradoras de pedra britada realiza suas vendas através da medição do volume de seu produto, ou seja, carrega a caçamba do caminhão, faz o nivelamento do material e por fim mede a altura da carga para determinar uma média aproximada do volume.
Esta prática está explicitamente exposta à interferência da subjetividade da operação humana. E muito além da sensibilidade para medir a carga, influencia também a lealdade do empregado em relação à empresa e até mesmo em relação ao cliente, e muitas vezes dependerá de quão boas são estas relações.
Desta forma, este método de medição gera imprecisões, prejudica uma relação transparente entre produtor e consumidor, gera demandas técnicas e comerciais, e podem mostrar diferenças sensíveis nas entregas e recebimentos de pedra britada.
Como será com o PVP
Com o Programa de Venda a Peso a mineradora passa a dispor de uma balança aferida pelo INMETRO, eliminando totalmente a falta de precisão, tendo controle e praticidade na expedição, com a garantia do tíquete da balança no momento da emissão da Nota Fiscal, que é encaminhada junto com o produto ao cliente.
O processo é simples e eficaz:
» Caminhão previamente pesado carrega o material;
» Estaciona o veículo na balança;
» A balança realiza a exata medição do produto;
» É emitida a Nota Fiscal automaticamente, e junto com ela o tíquete da balança com o peso exato do material.
Como particiar
Produtores
O Sindipedras fornecerá a completa orientação e assessoria necessária para a implantação do Programa de Venda a Peso nas mineradoras, que envolve as seguintes etapas:
» Implantação e aferição da balança;
» Adequação do Sistema de Faturamento para o novo sistema de medição;
» Realização de testes;
» Implantação efetiva.
A boa notícia é que, para iniciar suas atividades como participante do PVP, a mineradora não precisa ser filiada ao Sindipedras nem necessariamente ter uma balança, este processo pode ser viabilizado através de ensaios de densidade. Portanto, toda e qualquer pedreira pode fazer parte do PVP!!!
Consumidores
O Sindipedras se coloca à disposição para sanar quaisquer dúvidas sobre este programa que está chegando para revolucionar o mercado de pedra britada quanto à segurança de exata medição de carga. Daí é só exigir que o seu fornecedor também seja habilitado pelo Programa de Venda a Peso do Sindipedras, o que lhe dará segurança e tranquilidade para suas compras.
Garantia de Exatidão PVP Sindipedras
Mais do que promover a exata medição de cargas na comercialização, o Sindipedras também estará certificando todas as mineradoras participantes do Programa de Venda a Peso, através da Garantia de Exatidão PVP Sindipedras, que vai garantir a credibilidade, competência e modernidade dessas empresas para o consumidor.