Dia 21/02

(Camilo) – Reunião no DESIN da FIESP sobre as expectativas para as negociações salariais deste ano. Há entendimento de que as negociações deverão manter-se em patamares de austeridade face ao momento macroeconômico, bem como discutiu-se sobre categoriais diferenciadas.

(Camilo) – Reunião do Grupo de RH das entidades onde se conversou sobre a questão da Campanha de Vacinação da Gripe, bem como a preocupação quanto ao Homolognet. Os presentes sentem dificuldades quanto à conciliação dos valores de cálculos entre os dos termos apontados em papel e o sistema. Exemplos quanto a esta questão deverão ser encaminhados ao Camilo – APEPAC.

(Diretores e Camilo) – Reunião do COMIN / FIESP que contou com a presença de autoridades dos órgãos públicos, cujo foco foi à atualização sobre as informações que envolvem aqueles órgãos, sua relação / entrosamento com o setor, bem como se definiu a elaboração de material visando informá-los sobre pendências do setor.

Dia 02/03

(Camilo) – Reunião com Beatriz (PASI Plano de Amparo Social Imediato), em continuidade a reuniões ocorridas e que buscam alternativas para as empresas associadas minimizarem seus custos quanto a cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho, no que se refere a seguro de vida e algumas outras possibilidades.

Dia 07 a 10

(Beto) – Viagem ao interior do estado, mais precisamente aos municípios de Mogi Mirim; Mogi Guaçu; Monte Mor; Bragança Paulista; Itapira; Analândia; Rio Claro e Leme, visitando empresas de Mineração de Areia num total de 15 empresas, visando à assembléia que seria realizada no dia 15 de março em Sumaré-SP.

(Osni) – Reunião no IPT – Instituto de Pesquisa Tecnológica em São Paulo (SP), a respeito da revisão da norma “RAA – Reação Álcali-agregados”. Neste grupo de trabalho está sendo revisado a norma ABNT 15577. Nesta reunião continuaram os debates relativos à parte 5 que trata da “Determinação da mitigação da expansão em barras de argamassa pelo método acelerado” e também da parte 6 que trata “Determinação da expansão em prismas de concreto”. Obs.: um grupo de trabalho do IBRACON está preparando simultaneamente a este debate, um “Guia Prático da Prevenção da Reação Álcali-agregado”.

(Diretores, Beto, Bolivar, Camilo, Osni, Sandra, Sidnei) – Assembleias Ordinária e Extraordinária das três entidades – Apepac, Sindareia e Sindipedras, nas instalações da Sotreq em Sumaré – SP, visando prestação de contas, aprovação de orçamento e outras questões de interesse das entidades. Íntegra das Atas será disponibilizada em breve.

(Osni) – Reunião do projeto ABNT NBR 9653. Nesta reunião continuaram os debates revendo a norma da ABNT que trata do “Guia para avaliação dos efeitos provocados pelo uso de explosivos nas minerações em áreas urbanas”.

(Camilo) – Reunião com DESIN da FIESP sobre impostos sindicais e outras questões de interesse das empresas associadas, bem como acordos de categorias diferenciadas.

(Camilo) – Participação no Seminário sobre as Regras do Parcelamento de Débitos Federais. Evento contou com a presença do jurídico da FIESP, bem como de representantes da Receita Federal.  MP 766/2017. Slides das apresentações poderão ser obtidos no link: http://www.fiesp.com.br/indices-pesquisas-e-publicacoes/seminario-sobre-o-programa-de-regularizacao-tributaria/

(Osni) – Reunião com representantes da sociedade civil do CBH-AT, realizada no CIESP – Oeste onde foram traçadas estratégias para a reunião no dia 30/03/2017, daquele Comitê, como, por exemplo, acertar com os representantes da sociedade civil a participação nas diversas Câmaras Técnicas, ou seja: CTPA – Câmara Técnica de Planejamento e Articulação; CTGI Câmara Técnica de Gestão de Investimentos; CTMH – Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico e CTEA – Câmara Técnica de Educação Ambiental.

(Camilo) – Participação na reunião sobre FAP / RAT, informando sobre aplicativo elaborado pelo SESI / SENAI, que ajudará a empresa a controlar valores que alimentam estas informações, visando minimizar os percentuais de aplicabilidade. Maiores detalhes, entrar em contato.

(Osni, Sandra) – Participação no evento na Subsecretaria de Mineração da Secretaria de Energia e Mineração do Governo do Estado de São Paulo. Este seminário técnico tratou de “Inovação na Cadeia Produtiva da Mineração”. Destaque para a palestra ministrada por representantes do FINEP e BNDES que tratou do projeto “Inova Mineral” que tem como finalidade o fomento de investimentos que contemplam o desenvolvimento tecnológica, produção e comercialização de produtos e processos da indústria mineral e transformação mineral.

(Diretores, Beto, Camilo, Osni) – O Comitê da Cadeia Produtiva da Mineração da Fiesp (Comin) lançou nesta quinta-feira (30 de março) a publicação “A Indústria Mineral Paulista: síntese setorial do mercado produtor”. O evento, realizado durante a segunda reunião plenária deste ano, teve a participação do secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles, do secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGTM) do Ministério de Minas e Energia, Vicente Lôbo, do diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Victor Hugo Froner Bicca e do diretor-presidente da CPRM – Serviço Geológico do Brasil, Eduardo Jorge Ledsham, além de outros representantes do governo e lideranças do setor. Maiores informações: http://www.fiesp.com.br/noticias/fiesp-lanca-publicacao-sobre-a-industria-mineral-paulista/

(Osni) reunião do CBH-AT na sede da CETESB. Posse como representante do SINDIPEDRAS e SINDAREIA, integrantes da sociedade civil, no comitê da bacia hidrográfica do Alto Tiete. O mandato é para o triênio 2017/2019.