(Associados, Diretores, Colaboradores Internos) – Eleições no Sindipedras: Presidente eleito: Antero Saraiva Junior. Plantão CFEM: Disponibilização de profissional da Fioito (ex-DNPM), atendendo os associados que compareceram para tirar dúvidas quanto a forma de cálculo para apuração. Workshop “Agregados – Inovação Tecnológica e Sustentabilidade”, com participação de vários associados. Slides da apresentação no link: http://www.apepac.org.br/category/eventos-e-palestras/

(Jhonatas) – Participação no Seminário “Reforma Trabalhista” na sede do Sinproquim. Na ocasião foram comentadas a necessidade de revisão das normas trabalhistas, bem como a possibilidade do negociado frente o legislado. Tema polemico ainda e que demandará maior número de discussões.

(Camilo) – Bate Papo Sindical – CSER / FIESP – “Defesa de Interesses”. Foram apresentadas as ações do SIMEC – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Ceará. Estas reuniões tem o objetivo de troca de experiências entre os executivos das entidades em prol de seus associados.

(Mariane) – Seminário “Qualidade de Vida e Sustentabilidade” – Evento no qual foi entregue o 19º Prêmio Nacional de Qualidade de Vida. Abordou os problemas da qualidade de vida, mostrou que a melhoria da qualidade de vida aumenta inclusive a produção, melhora a competitividade gerando motivação a todos e, como consequência, a diminuição dos custos. O ambiente de trabalho é ótimo para um programa de prevenção de acidentes. Acredita-se que o investimento na saúde do trabalhador não pode ser visto apenas como gasto, esse tipo de programa, custaria muito menos do que os gastos com os possíveis acidentes. As doenças que mais matam atualmente, estão relacionadas ao estilo de vida, aos hábitos (doenças cardíacas e o câncer). É preciso dar o incentivo, a motivação, é necessário a integração de todos, a consciência para esse propósito deve partir de todos.

(Camilo) – Núcleo de Acompanhamento Legislativo – NAL / FIESP. Resumo das ações no ano: 4.516 proposições monitoradas pela FIESP (Câmara Municipal, Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados, Senado Federal, além de autarquias e outros entes públicos). Foram priorizados 174 projetos por serem de maior interesse. Das proposições monitoradas, 59% a FIESP apresentou tendência convergente; 18% convergentes com ressalvas e 23% divergentes. Ressalte-se que as entidades Apepac, Sindareia e Sindipedras, encaminham, com certa regularidade, pesquisas / questionários, solicitando a manifestação das empresas associadas sobre estes projetos. Infelizmente poucas respostas recebemos e, importante destacar, quando encaminhamos os assuntos são de relevância para o setor / empresas.

(Camilo) – FIESP – Primeira edição do Fórum FIESP de Atualização Sindical, promovido pelo CSER. O evento recebeu cerca de 200 representantes sindicais, do comércio e da indústria, além de mais de 30 debatedores de diversos temas. O Fórum foi aberto por Paulo Henrique Schoueri, diretor titular do Departamento Sindical e da Central de Serviços da FIESP. Outros representantes de diversas entidades também participaram da abertura. Para Schoueri, o evento é uma oportunidade de “debater o futuro das entidades sindicais”. “Precisamos descobrir como estar perto da base das empresas, ter um discurso único que ajude as nossas entidades”.

(Camilo) – 1ª reunião do Grupo de Trabalho dos profissionais de R.H. objetivando ações que minimizem problemas dos laborais e com isso a empresa passe a ter custos reduzidos neste item. Ações de prevenção e outros temas serão discutidos neste grupo. Empresas que tenham interessem em participar serão bem-vindas ao grupo.

(Diretoria) – Reunião com o Secretário de Energia e Mineração João Carlos Meirelles. Foram colocadas as reivindicações do setor ao Secretário que após ouvir várias questões que envolvem entes do estado, sugeriu a criação de Grupo de Trabalho, bem como solicitou encaminhamento de correspondência das entidades descrevendo todas estas questões, bem como indicando ações de melhoria.

aconteceu-na-semana-31-10-a-11-11-2016

DESMONTE HIDRÁULICO – O projeto desta DD está dependendo da diretoria da CETESB. Está em consulta pública.