Dia 17
(Jhonatas) – Participação em palestra “Fique por dentro dos custos e melhores os resultados financeiros”, realizada pelo SEBRAE. Direcionada ao Micro e Pequeno empreendedor teve como enfoque principal orientar sobre como formular estratégias, orçamentos e gerenciar o preço de venda, os custos, despesas e resultados financeiros. Na ocasião foram apresentadas maneiras de como formar custo para o produto e fatores que influenciam a tomada de decisões em relação ao preço do mesmo. O gerenciamento de despesas variáveis e despesas fixas foram apresentados com certa relevância, destacando pontos cruciais que levam êxito ao empreendedor tais como: impostos, comissões, 13° salário e provisões.
(Diretores, Beto e Camilo) – Solenidade de Premiação das Melhores Práticas Sindicais, promovido pela CSER / FIESP. O SINDAREIA e o SINDIPEDRAS conquistaram o terceiro lugar na categoria de Comunicação, Relacionamento com o Associado e Programas de Associativismo. O prêmio foi dado à iniciativa Dia de Ação, que propõe melhores práticas no relacionamento com os associados e no desenvolvimento de programas de associativismo. Ao longo da solenidade, o Sindicato recebeu também uma menção honrosa pela criação do Material Institucional para Melhoria da Comunicação. O presidente Tasso de Toledo Pinheiro e vice-presidente Caco Auricchio receberam os prêmios conferidos às entidades
(Presidentes e diretores) – Participação de reunião em Brasília com Victor Hugo Froner Bicca – Diretor Geral do DNPM. Reunião teve como objetivo o apontamento das questões que estão emperrando uma série de ações por parte dos empresários da mineração de agregados. Foram entregues reivindicações / sugestões que permitirão o “destravamento” do setor e, desta forma, permitir aos empresários planejarem suas ações, com base em normas claras e permanentes. A Apepac o Sindareia e o Sindipedras, também se manifestaram sobre os problemas de deslocamento de poligonais de venda a peso, dentre outros.
Dia 24
(Diretores, Beto, Camilo, Osni e Sandra) – Participação na reunião do COMIN, onde pudemos constatar que há muitas ações em andamento junto ao COMIN / DECONCIC da FIESP. Reunião mensal que teve por finalidade informar inúmeras questões de interesse do setor de mineração do Estado. Projetos de lei em andamento que, caso venham a ser aprovados, impactarão ainda mais os custos das empresas e, em razão disto, solicitamos manifestações dos interessados sobre esta questão.
DETALHAMENTO DOS ITENS
LASTRO DE FERROVIA – A norma sobre a utilização escoria como lastro de ferrovia depende de estudos contratados pela VALE junto a Universidade Federal de Ouro Preto. Como existem dificuldades técnicas para unificar os diversos tipos de escórias, o trabalho está interrompido provisoriamente.
LIMITE DE PESO – Na reunião com a ANTT foi apresentada proposta para flexibilização da “Lei da Balança”. Nosso pleito foi propor que o limite seria a “capacidade técnica do caminhão”. Retomada das reuniões com novas associações sendo integradas ao Grupo Intersindical.
ESCAVAÇÃO MECÂNICA – O projeto desta DD está dependendo da diretoria da CETESB. Está em consulta pública.
DESMONTE HIDRÁULICO – O projeto desta DD está dependendo da diretoria da CETESB. Está em consulta pública.
EXPLOSIVOS – A reunião conduzida pelo SFPC em Brasília, determinou que fossem formados GT´s para apresentar alternativas a Portaria Colog nº 3, bem como outros itens que prejudicam o setor.
CONHECIMENTO ELETRÔNICO DE TRANSPORTE – A entidade tenta obter autorização para emissão única quando se tratar de mesmo destinatário (mensal e não diária).
CRÉDITO DE ICMS/PIS/COFINS – Levantamento de itens / ferramentas / materiais que se esgotam / são imprescindíveis no processo produtivo.
NR 22 – O SINDIPEDRAS participa com outras entidades tais como a CNI, IBRAM, etc. da revisão da NR 22 que trata da Segurança e Saúde ocupacional na Mineração.
RAA – REAÇÃO ÁLCALI-AGREGADOS – A norma da ABNT sobre reação álcali-agregados será revisada. Participamos de Grupo conduzido pelo IBRACON visando propor sugestões para a referida norma.
LICENCIAMENTO DE VEÍCULO OFF-ROAD – Correspondência encaminhada solicitando a não obrigatoriedade de licenciamento para veículos off-road. Resposta recebida foi superficial e a entidade entrará com novas argumentações, tão logo termine com o embasamento de seu pleito.
PADRONIZAÇÃO EM t (TONELADAS) – Este pleito junto ao INMETRO (RJ) solicita a padronização de saída de agregados tanto para a brita quanto para a areia do produtor (embarcador) na unidade de medida “peso”.
PROCESSOS DNPM – Foi encaminhado oficio ao DNPM/SP citando vários processos que aguardam solução / andamento. Alguns já resolvidos outros ainda pendentes.
CELERIDADE NAS L.O.’s. – Encaminhado oficio a CETESB solicitando maior celeridade e observância ao Decreto Estadual nº 47.400/2002, sobre a liberação das Licenças de Operação.