Dia 02
(Camilo) – Reunião com representante do Escritório de Advogados “Grupo Studio”, visando à possibilidade de parceria daquele escritório com empresas associadas às entidades Sindareia e Sindipedras.
Dia 03
(Osni) – Participação na 3ª reunião plenária do Comitê de Bacia do Alto Tietê, na Secretaria de Habitação do Governo do Estado de São Paulo – SP. Nesta reunião foi dada posse ao novo presidente do CBH-AT – Sr. Francisco Nascimento de Brito, prefeito de Embu das Artes. O novo presidente informou que esta reunião seria somente para apresentação do expediente normal e debates, ou seja, não haveria deliberações por dois motivos: os ânimos estavam muito exaltados e precisava de mais tempo para familiarizar com os principais itens do comitê. Foram debatidos os seguintes itens: Apuração pelo Ministério Público Estadual de São Paulo por denúncias de irregularidades no comitê; Criação da Câmara Técnica de Educação Ambiental e assuntos ligados a FABHAT – Fundação Agencia da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e da FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos.
Dia 04
(Diretores, Beto, Bolivar, Camilo, Osni e Sandra) – Apresentação na sede do Sindipedras do Panorama Macroeconômico atual e perspectivas futuras (Guilherme/DEPCON-FIESP); Evolução de Custos no Setor de Agregados (Osni de Mello); Remuneração Incentivada (Estudo apresentado pelo Geraldo / FGTG). Evento contou com a presença de quarenta e cinco participantes, representantes de diversas empresas.
(Beto, Camilo e Sandra) – Revisão final das matérias e material para a Revista Agregados nº 8.
Dia 05
(Osni) – Participação na reunião da ABCP em São Paulo (SP), que está revendo as normas dos métodos de ensaio dos agregados graúdos e miúdos. Nesta reunião foi finalizada a proposta da NM 53 e NM 52, que tratam dos métodos de ensaio para determinação da massa específica e absorção de água, respectivamente, dos agregados graúdos e miúdos. Estas normas serão encaminhadas à diretoria da ABNT para colocação em análise pública.
(Osni) – Participação na reunião da ABCP em São Paulo (SP), que está revendo a norma dos agregados reciclados. Nesta reunião foi debatido principalmente o uso de reciclados na pavimentação. Foi comentada a importância da participação tanto das entidades ligadas à pavimentação como o DER, concessionárias de rodovias e a ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural. Foi debatido também por “web conference”, o uso dos agregados reciclados na Geotecnia.
ACOMPANHAMENTO DOS ITENS PENDENTES
DETALHAMENTO DOS ITENS
LASTRO DE FERROVIA – A norma sobre a utilização escoria como lastro de ferrovia depende de estudos contratados pela VALE junto a Universidade Federal de Ouro Preto. Como existem dificuldades técnicas para unificar os diversos tipos de escórias, o trabalho está interrompido provisoriamente.
LIMITE DE PESO – Na reunião com a ANTT foi apresentada proposta para flexibilização da “Lei da Balança”. Nosso pleito foi propor que o limite seria a “capacidade técnica do caminhão”. Retomada das reuniões com novas associações sendo integradas ao Grupo Intersindical.
ESCAVAÇÃO MECÂNICA – O projeto desta DD está dependendo da diretoria da CETESB. Está em consulta pública.
DESMONTE HIDRAULICO – O projeto desta DD está dependendo da diretoria da CETESB. Está em consulta pública.
EXPLOSIVOS – A reunião conduzida pelo SFPC em Brasília, determinou que fossem formados GT´s para apresentar alternativas a Portaria Colog nº 3, bem como outros itens que prejudicam o setor.
CONHECIMENTO ELETRÔNICO DE TRANSPORTE – A entidade tenta obter autorização para emissão única quando se tratar de mesmo destinatário (mensal e não diária).
CRÉDITO DE ICMS/PIS/COFINS – Levantamento de itens / ferramentas / materiais que se esgotam / são imprescindíveis no processo produtivo.
NR 22 – O SINDIPEDRAS participa com outras entidades tais como a CNI, IBRAM, etc. da revisão da NR 22 que trata da Segurança e Saúde ocupacional na Mineração.
RAA – REAÇÃO ÁLCALI-AGREGADOS – A norma da ABNT sobre reação álcali-agregados será revisada. Participamos de Grupo conduzido pelo IBRACON visando propor sugestões para a referida norma.
LICENCIAMENTO DE VEÍCULO OFF-ROAD – Correspondência encaminhada solicitando a não obrigatoriedade de licenciamento para veículos off-road. Resposta recebida foi superficial e a entidade entrará com novas argumentações, tão logo termine com o embasamento de seu pleito.
PADRONIZAÇÃO EM t (TONELADAS) – Este pleito junto ao INMETRO (RJ) solicita a padronização de saída de agregados tanto para a brita quanto para a areia do produtor (embarcador) na unidade de medida “peso”.
PROCESSOS DNPM – Foi encaminhado oficio ao DNPM/SP citando vários processos que aguardam solução / andamento. Alguns já resolvidos outros ainda pendentes.
CELERIDADE NAS L.O.’s. – Encaminhado oficio a CETESB solicitando maior celeridade e observância ao Decreto Estadual nº 47.400/2002, sobre a liberação das Licenças de Operação.
Revista AGREGADOS nº 08 – Revisão final de matérias.