(Camilo, Osni) – Participação na reunião no CIESP – Distrital Oeste em São Paulo (SP). Reunião teve como finalidade traçar as diretrizes que a sociedade civil deverá se posicionar por ocasião da reunião do CBH-AT – Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tiete a acontecer no dia 3 de maio de 2016 em São Paulo (SP). Haverá mudança na presidência do conselho. Também foi debatido o posicionamento frente às atividades em andamento das diversas câmaras.

(Camilo) – Reunião com Srs. Camargo e Kleber da Induscorp sobre seguro de vida para empregados do setor de agregados. As entidades Sindareia e Sindipedras estudam a possibilidade de parceria com a empresa visando à diminuição de custos com valores a título de seguro por morte.

(Osni) – Participação na 14º reunião no IPT em São Paulo (SP) do CT201 IBRACON – Comitê Técnico Reação Álcali-Agregado. O coordenador comunicou que foi enviada à ABNT a proposta trabalhada pelo grupo para rever a norma NBR 15577 que trata da reação álcali-agregado. A ABNT deverá em breve comunicar a formação de um grupo de trabalho para analisar a proposta do IBRACON. Foram debatidas também sugestões de “práticas recomendadas para abordagem da RAA”. Ficou definido que os componentes do grupo farão um manual para explicar as partes da norma principalmente aos leigos que possuem pouca intimidade com a RAA. Este manual deverá responder principalmente as perguntas: 1) Porque da norma de RAA; 2) Métodos de ensaio de RAA; 3) Diagnósticos de eventos que podem levar a RAA. Posteriormente será confeccionado outro manual para analisar sugestões de correção para casos com indícios de RAA.

(Antero, Beto e Camilo) – Reunião na sede do Sindareia com associados da região do Vale do Paraíba.

(Osni) – Participação na 3º Reunião 2016 na ABCP em São Paulo (SP), que está tratando da revisão da norma ABNT NBR 9653 “guia para avaliação dos efeitos provocados pelo uso de explosivos nas minerações em áreas urbanas”. Nesta reunião, os coordenadores dos quatro (grupos de trabalho) apresentaram a evolução dos trabalhos. Para a revisão da norma foram constituídos os seguintes GT’s: Grupo 1 – Cavidades naturais (coordenador: João Carlos R.M. Silva da Sequência Engenharia); Grupo 2 – Critérios de avaliação (coordenador: Luiz Cerello da CEREXP); Grupo 3 – Conforto ambiental (coordenador: André Luiz P. do Carmo da VALE); Grupo 4 – Procedimentos de avaliação (coordenador: Luiz Eduardo soares da TECNOBLAST).

ACOMPANHAMENTO DOS ITENS PENDENTES

Aconteceu na Semana 18 04  a 29 04 2016

ESCAVAÇÃO MECÂNICA – O projeto desta DD está dependendo da diretoria da CETESB. Está em consulta pública.

DESMONTE HIDRAULICO – O projeto desta DD está dependendo da diretoria da CETESB. Está em consulta pública.

EXPLOSIVOS – A reunião conduzida pelo SFPC em Brasília, determinou que fossem formados GT´s para apresentar alternativas a Portaria Colog nº 3, bem como outros itens que prejudicam o setor.

RAA – REAÇÃO ÁLCALI-AGREGADOS – A norma da ABNT sobre reação álcali-agregados será revisada. Participamos de Grupo conduzido pelo IBRACON visando propor sugestões para a referida norma.

LICENCIAMENTO DE VEÍCULO OFF-ROAD – Correspondência encaminhada solicitando a não obrigatoriedade de licenciamento para veículos off-road. Resposta recebida foi superficial e a entidade entrará com novas argumentações, tão logo termine com o embasamento de seu pleito.

Revista AGREGADOS nº 08 – Recepção de matérias e busca de patrocínios