Tel.: (11) 3104-9160
contato@apepac.org.br
REVISTA AGREGADOS
Edição nº 16


Outras Edições

Dia 03

(Camilo) – Reunião com membros da empresa de análise de crédito Boa Vista, em continuidade a outras já ocorridas, visando melhorias das condições apresentadas que serão revertidas às empresas associadas das entidades Apepac / Sindareia e Sindipedras.

(Osni) – Participação na reunião da comissão que está revendo a norma ABNT NBR 15116 que trata de agregados reciclados na ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland em São Paulo. Foi finalizado o anexo que trata de produtos de cimentos.  Esta reunião foi marcada por um debate acalorado sobre “logística reversa”. Representantes das associações de produtores de blocos e construtoras acreditam que a “logística reversa”, quando implantadas no setor de construção, irão exigir das minerações de agregados preparo para receber estes “entulhos”.

(Osni) – Participação da reunião na ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland com a comissão que está debatendo o projeto na norma ABNT NBR NM 53 (que estabelece método de determinação da densidade e absorção de água dos agregados graúdos para uso em concreto) e ABNT NBR NM 52 (que estabelece método de determinação da densidade e absorção de água dos agregados miúdos para uso em concreto). Foram finalizados os projetos de revisão das normas supra referidas que serão encaminhadas à direção da ABNT que irá colocá-las para “consulta pública”.  As sugestões recebidas serão analisadas pelo comitê para no futuro serem aprovadas.  Obs.: É previsto cancelar e substituir a edição anterior (ABNT NBR NM 53:2009 e ABNT NBR NM 52:2009) quando aprovado a substituição; porém, nesse ínterim as referidas normas continuam em vigor.

ACOMPANHAMENTO DOS ITENS PENDENTES

interna1

 

DETALHAMENTO DOS ITENS

LASTRO DE FERROVIA – A norma sobre a utilização escoria como lastro de ferrovia depende de estudos contratados pela VALE junto a Universidade Federal de Ouro Preto. Como existem dificuldades técnicas para unificar os diversos tipos de escórias, o trabalho está interrompido provisoriamente.

LIMITE DE PESO – Na reunião com a ANTT foi apresentada proposta para flexibilização da “Lei da Balança”. Nosso pleito foi propor que o limite seria a “capacidade técnica do caminhão”. Retomada das reuniões com novas associações sendo integradas ao Grupo Intersindical.

ESCAVAÇÃO MECÂNICA – O projeto de decisão de diretoria da CETESB para a escavação mecânica está em consulta pública.

EXPLOSIVOS – O grupo de trabalho formado por entidades correlatas está trabalhando para apresentar alternativas à portaria Colog nº 3 bem como outros itens que prejudicam o setor tais como a obrigatoriedade de escolta.

CONHECIMENTO ELETRÔNICO DE TRANSPORTE – A entidade tenta obter autorização para emissão única quando se tratar de mesmo destinatário (mensal e não diária).

CRÉDITO DE ICMS/PIS/COFINS – Levantamento de itens / ferramentas / materiais que se esgotam / são imprescindíveis no processo produtivo.

NR 22 – O SINDIPEDRAS participa com outras entidades tais como a CNI, IBRAM, etc. da revisão da NR 22 que trata da Segurança e Saúde ocupacional na Mineração.

COMPLIANCE – O SESI finalizou a cartilha. Estamos aguardando questões de valores para oferta às empresas associadas.

REAÇÃO ÁLCALI-AGREGADOS – A norma sobre reação álcali-agregados está sendo revista pelo grupo formado pela ABNT. Está previsto que esta norma estará em consulta pública no segundo trimestre de 2016.

LICENCIAMENTO DE VEÍCULO OFF-ROAD – Correspondência encaminhada solicitando a não obrigatoriedade de licenciamento para veículos off-road. Resposta recebida foi superficial e a entidade entrará com novas argumentações.

PADRONIZAÇÃO EM t (TONELADAS) – Este pleito junto ao INMETRO (RJ) solicita a padronização de saída de agregados tanto para a brita quanto para a areia do produtor (embarcador) na unidade de medida “peso”.

PROCESSOS DNPM – Foi encaminhado oficio ao DNPM/SP citando vários processos que aguardam solução / andamento. Alguns já resolvidos outros ainda pendentes.

CELERIDADE NAS L.O.’s. – Encaminhado oficio a CETESB solicitando maior celeridade e observância ao Decreto Estadual nº 47.400/2002, sobre a liberação das Licenças de Operação.