(Osni) – Participação na ABM – Associação Brasileira Metalurgia, Materiais e Mineração onde foram premiadas as melhores empresas de mineração indicadas pelos conselheiros e leitores da revista “Brasil Mineral”, em 2014. Entre as premiadas, a VOTORANTIM CIMENTOS, premiada no segmento “Minerais não Metálicos”. O prêmio foi recebido pelo engenheiro de minas Nelson Mitihiro Tsutsumi – gerente de mineração – que destacou a dificuldade de crescer na economia estagnada. Foi unanime nos discursos a dificuldade que o Brasil atravessa. Comentaram que outras crises também foram superadas e que ao final irão sobreviver as empresas que conseguirem melhor produtividade, licença social, cumprimento das legislações e bom atendimento aos clientes.

(Beto, Camilo) – Reunião com representantes da Tracbel / Michelin, acertando detalhes finais sobre o lançamento da parceria entre as entidades. O evento está agendado para o dia 27/05, em Sumaré – SP, onde após a Assembleia das entidades, será explicada a parceria com seus detalhes técnicos, bem como as vantagens financeiras. Após o evento, os presentes serão recebidos para almoço nas instalações da Tracbel, naquela localidade. O edital de convocação das Assembleia seguiu seu rito convencional.

(Osni) – Participação na reunião do Subcomitê da Bacia Cotia-Guarapiranga do CBH-AT, na Prefeitura de Embu (SP). Nesta reunião foi eleito o engenheiro Daniel da Associação dos Engenheiros de Itapecerica da Serra como coordenador do Segmento da Sociedade Civil. O Sr. Amauri Pollachi apresentou a situação atual da revisão da Lei da Billings / Guarapiranga. Explicou os procedimentos para revisão ou para substituição da Lei nº 9866/97. Será formado um grupo de trabalho para levar uma posição do subcomitê ao CBH-AT. Também foi comentado que estão abertas as indicações ao projeto da FEHIDRO. A data fatal para apresentação de projetos é 17 de julho de 2015. Não existe valor máximo sendo de R$ 300.000,00, o valor mínimo.

(Osni) – Participação na reunião na sede da ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland em São Paulo (SP), para revisão da norma ABNT NM NR 52 e 53. Este grupo de trabalho da ABNT/CB-018 – Comitê de Cimento, concretos e agregados está revendo as normas NM – Norma Mercosul – NR 52 e NR 53, respectivamente de agregados miúdos e graúdos. As normas constam da determinação da massa específica e massa específica aparente. Foi aprovada a inclusão da absorção de água nestas normas. Também foram analisados todos os conceitos, bem como as definições.

1. Monitoramento junto ao Governo para publicação do Decreto que reduz a base de cálculo do ICMS da areia. Novos documentos foram encaminhados à Secretaria da Fazenda do Estado. (Beto)
2. Participação em reuniões e contribuições para elaboração da norma de lastro de ferrovia, junto a ABNT. (Osni)
3. Acompanhamento com outras entidades na busca de alternativas para flexibilização do limite de peso. (Camilo)
4. Câmara Ambiental de Mineração – GT-03 que trata de escavação mecânica e desmonte hidráulico. (Osni)
5. Participação na elaboração de portaria proibindo o uso de estopim espoletado no Estado de São Paulo junto a subsecretaria da mineração. (Osni)
6. Solicitação e acompanhamento junto a Secretaria da Fazenda do Estado de Regime Especial quanto à emissão do Cupom Fiscal Eletrônico. Resposta recebida da Secretaria e sendo analisada. (Camilo).
7. Acompanhamento junto a Prefeitura de São Paulo sobre licitações e resultados. Exiguidade ou não quanto ao ofertado pelo vencedor do certame. Correspondência enviada pela Prefeitura informa sobre procedimentos para levantamento das informações junto a SPUA e as subprefeituras. (Camilo)
8. Análise e levantamentos para consulta junto ao CARF sobre utilização de créditos de ICMS, PIS e COFINS. (Camilo)
9. Participação na revisão do anexo 1 da NR 22, junto ao grupo de trabalho da CNI. (Osni).
10. Acompanhamento junto ao SESI para elaboração de material sobre Leis Anticorrupção / Compliance. (Camilo)
11. Revisão da norma sobre “Reação Álcali-Agregados”, junto a ABCP (Osni).
12. Acompanhamento junto ao DETRAN / SP sobre a possibilidade de não obrigatoriedade de licenciamento anual para caminhões off-road. Ofício recebido em resposta do diretor presidente do DETRAN instrui sobre ações que devem ser tomadas visando o encaminhamento legal para alteração da norma legal. (Camilo)
13. Pleito junto ao INMETRO / RJ solicitando a padronização de saída de agregados (areia e pedra britada) do produtor / embarcador na unidade de medida peso. INMETRO / RJ encaminhou resposta acusando recebimento de nossa solicitação, informando sobre as etapas e análises que transcorrerão doravante. (Camilo)
14. Encaminhamento de ofício da APEPAC ao DNPM São Paulo, citando os vários processos que aguardam solução / andamento por parte daquele órgão. Foram informados processos do SINDAREIA e do SINDIPEDRAS. (Beto, Sandra e Camilo)
15. Encaminhamento de ofício da APEPAC a CETESB São Paulo solicitando maior celeridade e observância ao Decreto Estadual 47.400/2002, sobre a liberação das L.O.´s – Licenças de Operação. (Beto, Sandra e Camilo),