Dia 13/10

(Camilo) – Participação no Workshop V – Gestão Administrativa, coordenado pelo CSER / FIESP, com vistas a atualizar / informar aos sindicatos as boas práticas hoje aplicadas, sobre a questão. As entidades SINDAREIA e SINDIPEDRAS se fizeram representar em todas estas participações recebendo orientações para melhorias e adaptações do Planejamento Estratégico em desenvolvimento. O fulcro de tudo isto é cada vez mais a melhoria das ações dos sindicatos em prol de seus associados.

(Beto) – Participação na reunião do Comitê de Bacias Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul CBH-PS na condição de membro efetivo da Câmara Institucional, objetivando a coordenação do processo eleitoral para o biênio 2015-2017.

Dia 16/10

(Camilo) – Reunião na ABCP com técnicos especializados em pavimentação. Além da APEPAC / SINDAREIA e SINDIPEDRAS, estavam presentes – executivo e assessor técnico da ABESC. O objetivo do encontro foi levar àquela associação as dificuldades do setor quanto ao integral cumprimento da norma sobre limite de peso. Explicados os entraves atuais, nos foi solicitado pelos técnicos da ABCP o envio de materiais que possam ajudar / orientá-los sobre as formas de contribuição para composição do pretenso processo a ser encaminhado às áreas governamentais na busca de alertá-los sobre outros problemas que decorrerão do aumento de frota de caminhões. Problemas ambientais e de mobilidade. Esta ação é parte integrante dos trabalhos do Grupo Intersindical.

Dia 17/10

(Camilo) – Reunião na FIESP sobre a Lei Anticorrupção. As entidades se fizeram representar num encontro sobre tema tão atual e imprescindível para entendimento e adequação das empresas. Os profissionais envolvidos discorreram sobre a necessidade de uma cultura corporativa adequada para a implantação de prática de compliance, necessidade de análise de risco sobre as atividades da empresa (baixo, moderado, elevado e muito elevado), a expertise técnica do profissional responsável pela implantação / acompanhamento da implantação das boas práticas necessárias ao atendimento da norma e o trabalho de auditoria (due delligence). A necessidade do total entrosamento entre contador, consultor e advogado para melhores cuidados.

A consideração dos 4 pilares: diagnóstico das partes sensíveis, intervenção, controle (monitoramento) e orientação aos profissionais envolvidos.

Necessidade de individualização dos deveres e direitos de cada colaborador. Lembram que trata-se de movimento mundial e que externamente se observam grande ações em trânsito e finalizando, a necessidade da empresa ter canal de denúncias para atendimento e providências imediatas evitando maiores complicações.

(Osni) – Participação na reunião do DECONCIC, na FIESP. A finalidade da reunião foi debater proposta preparada pelo Departamento da Indústria da Construção Civil da FIESP para o “CONSTRUBUSINESS 2014” que acontecerá no dia 24 de novembro de 2014 na FIESP em São Paulo (SP). Foram apresentados os capítulos 2, 3 e 4 do trabalho que está sendo elaborado e comentários do capitulo 5. No capítulo 2 será debatido o tema “A cadeia produtiva da construção”.

Será apresentado gráficos e tabelas contendo o valor das obras e/ou serviços da construção. No capítulo 3 será debatido o tema “Cenário macroeconômico para 2014 a 2022”. Este capítulo contemplará a mudança do patamar ocorrido no Brasil quanto ao PIB nos últimos anos. Será apresentado cenário da crise industrial inesperada. No capítulo 4 será debatido o tema “Desenvolvimento Urbano”. Os principais tópicos serão: Serviços urbanos; Tendências demográfica; Formação das famílias, Déficit de moradias; Déficit de infraestrutura urbana. Serão apresentados também os avanços institucionais ocorridos.

Tabelas e gráficos farão parte deste capítulo apresentando entre outros: Necessidade de novas moradias para o período 2015/2022, Investimento habitacional, Investimento em saneamento, Investimento em mobilidade urbana. O capitulo 5 deverá contemplar os investimentos em infraestrutura realizados pelo governo e os investimentos necessários para o período 2015/2022.

1. Manutenção da redução da base de cálculo do ICMS para pedra britada. (Camilo)
2. Monitoramento junto ao Governo para publicação do Decreto que reduz a base de cálculo do ICMS da areia. (Idem a pedra britada). (Beto)
3. Acompanhamento das ações da subsecretaria da mineração junto à direção da AES para agendamento de reunião (datas propostas e a confirmar). (Beto)
4. Acompanhamento para a realização do 3º OTGM a realizar-se dia 31/10, na sede do SINDAREIA – Jacareí. (Beto)