Dia 17/11

(Camilo) – Participação na FIESP no Seminário – Finanças e Financiamento – Viabilizando Investimentos nas Pequenas e Médias Empresas – Evento contou com a presença de diretores da FIESP, superintendes de bancos privados e representantes do BNDES. Abordarem-se temas pertinentes as burocráticas mas necessárias exigências legais para concessão de valores. Frisou-se a questão da importância do contador, assim como dos relatórios contábeis claros, concisos e precisos, de maneira a facilitar análises e concessões de créditos. Junte-se a isto, análises quanto a viabilidade do negócio e o risco envolvido na operação. Há que se frisar que são valores ao menor custo do mercado. Logo, análises mais detalhadas podem levar ao fechamento de condições favoráveis pelas empresas. Vários são os programas e linhas oferecidas e uma navegação pela página do BNDES poderá ser bem esclarecedora. Há programas / linhas de financiamento, até o final deste ano, com taxas de 4.5% a.a. Maiores informações: http://www.bndes.gov.br/

Dia 18/11

(Tasso / Antero / Camilo) – Participação na FIESP da entrega das premiações dos escolhidos ao Prêmio Melhores Práticas. O Sindareia e o Sindipedras receberam uma menção honrosa por ter ficado em quinto lugar na Categoria Infraestrutura Administrativa, Financeira, de Sistemas e Recursos Humanos, no Prêmio Melhores Práticas, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, concorrendo com a prática, “Otimizando esforços – Entidades coirmãs”.

Dia 19/11

(Osni) – Participação na reunião junto a ANEPAC para definição de ações e propostas de trabalho junto a empresas de agregados de empresas no Recife. Além de definir sobre a participação no 7º Fórum de Mineração, que ocorrerá de 25 a 28 de novembro, no mesmo Estado.

1. Manutenção da redução da base de cálculo do ICMS para pedra britada. (Camilo)
2. Monitoramento junto ao Governo para publicação do Decreto que reduz a base de cálculo do ICMS da areia. (Idem a pedra britada). (Beto)
3. Acompanhamento, preparação e coordenação de documentos para inscrição das entidades nos processos eleitorais dos Comitês de Bacias do Estado. (Beto)
4. Participação em reuniões e contribuições para elaboração da norma de lastro de ferrovia, junto a ABNT. (Osni)
5. Acompanhamento com outras entidades na busca de alternativas para flexibilização do limite de peso. (Camilo)
6. Câmara Ambiental de Mineração – GT-03 que trata de escavação mecânica e desmonte hidráulica. (Osni)
7. Participação na elaboração de portaria proibindo o uso de estopim espoletado no Estado de São Paulo, juntamente à subsecretaria da mineração. (Osni)
8. Solicitação e acompanhamento junto a Secretaria da Fazenda do Estado de Regime Especial quanto a emissão do Cupom Fiscal Eletrônico. (Camilo)
9. Acompanhamento junto a Prefeitura de São Paulo sobre licitações e resultados. Exiguidade ou não quanto ao ofertado pelo vencedor do certame. (Camilo)
10. Análise e levantamentos para consulta junto ao CARF sobre utilização de créditos de ICMS, PIS e COFINS. (Camilo)
11. Participação na revisão do anexo 1 da NR 22, junto ao grupo de trabalho da CNI. (Osni)
12. Validação dos temas a serem apresentados no “XI CONSTRUBUSINESS” – DECONCIC / FIESP. (Osni)
13. Entendimento com entidade empresarial para acatamento / definição de venda a peso (somente) de agregados. (Camilo)
14. Acompanhamento junto ao SESI para elaboração de material sobre Leis Anticorrupção / Compliance. (Camilo)
15. Revisão da norma sobre “Reação Álcali-Agregados”, junto a ABCP (Osni).
16. Entendimento com escritório de advogados para ministrar palestras na sede das entidades, sobre questões tributárias e fiscais (Camilo).