(Osni) – Participação na reunião em Mogi das Cruzes (SP) do Subcomitê Tiete-Cabeceiras. A COBRAPE apresentou o projeto do “Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental – PDPA” da Região Metropolitana de São Paulo. Este projeto está sendo conduzido em blocos e comentaram que estão abertos a discussões e encaminhamentos, principalmente em áreas de conflitos pelo uso do solo. Representantes da COHAB da Prefeitura Municipal de São Paulo debateram as diversas áreas em outros municípios da RMSP que necessitam de criação de unidades de conservação. A grande dificuldade são as legislações diferentes de cada município e as invasões de terra que estão ocorrendo de forma crescente. Houve também um debate acalorado entre representantes da CETESB e representantes das prefeituras sobre o decreto nº 62.061 que autoriza licenciamento por parte das prefeituras.

Dias 28

(Camilo) – Participação no workshop “Usos Múltiplos do Gás Natural” – DEINFRA / FIESP. Evento contou com a apresentação do Secretário de Energia e Mineração – José Carlos de Souza Meirelles, demonstrando números / possibilidades / aplicabilidade e vantagens do uso do gás natural para a indústria. Tanto o Secretário como outros palestrantes enalteceram as vantagens econômicas e financeiras, além dos benefícios para o meio ambiente, da troca / utilização desta fonte de energia. Matéria completa: http://www.fiesp.com.br/noticias/secretario-de-energia-defende-gas-natural-na-matriz-energetica/

(Osni) – Participação na reunião em São Paulo (SP) do Comitê do Alto Tiete. O principal item debatido nesta reunião foi a apresentação por parte da EMPLASA do “Mapeamento Temático e Sistemático de Uso e Ocupação do Solo na Bacia do Alto Tietê e da RMSP. A FEHIDRO contribui com verba para a realização deste trabalho. Também foi apresentado o “Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental das Áreas de Proteção e Recuperação Ambiental – APRM” a cargo da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos – Unidade de Gerenciamento de Programas – UGP.

(Diretoria, Camilo, Marco Mendonça, Osni e Sandra) – Participação na reunião do COMIN / FIESP. Foram debatidos: A nova gestão na diretoria geral do DNPM; Nova gestão da CPRM; Atualização das atividades desenvolvidas na Subsecretaria de Mineração do governo do Estado de São Paulo; 24ª World Minnig Congress; Atuação do DECONCIC e DD 039/2016 – CETESB.

Aconteceu na Semana 25 07 a 29 07 2016

DESMONTE HIDRAULICO – O projeto desta DD está dependendo da diretoria da CETESB. Está em consulta pública.