Senhores associados,

A partir de hoje, em todas segundas-feiras, enviaremos o resumo das atividades das entidades, ocorridas na semana findada. Cada assunto traz uma síntese, assim como o responsável pelo assunto, caso entendam de solicitar mais detalhes.
Críticas e sugestões também serão bem vindas.

Dia 29/09

I – (Camilo) – Reunião na FIESP sobre FAT – RAP – NTEP demonstrou a complexidade das questões, dentre elas os critérios utilizados na apuração dos percentuais a serem aplicados nas empresas, com base em desempenhos setoriais e individuais. Importante ressaltar que as empresas terão prazo até 31/10 para manifestarem-se. Cópia da cartilha explicativa elaborada pela FIESP poderá ser obtida através do link: http://www.fiesp.com.br/indices-pesquisas-e-publicacoes/cartilha-fat-rat-ntep-efeitos-na-gestao-empresarial/

I I – (Camilo e Beto) – Reunião com ANEPAC visando acertar as ações que nortearão a realização de evento para prefeitos e secretários de desenvolvimento sobre a importância da inclusão da exploração da mineração em suas cidades. Este evento será realizado em conjunto entre a ANEPAC, a APEPAC, o SINDAREIA, o SINDIPEDRAS e a subsecretaria da mineração

Dia 30/09

(Camilo) – Reunião na FIESP, sob a condução do CSER, destacando o papel do marketing digital nos dias de hoje. Foi explicada a importância e a relevância desta ferramenta para as empresas, citando baixo custo, atingimento mais rápido dos clientes, necessidade de constante comunicação por parte das empresas de forma rápida e eficaz, a importância de se estar nas mídias sociais (facebook, instagram, whatsapp).

Dia 01/10

I – (Osni) – Reunião na CNI em Brasília (DF) sobre a revisão do anexo da NR 22 – O anexo da NR 22 tem como objetivo estabelecer diretrizes e procedimentos para avaliar as exposições a poeiras suspensas no ar nos ambientes de trabalho da mineração. Em fevereiro de 2014, a Comissão Permanente Nacional do Setor Mineral – CPNM validou uma proposta sobre o Anexo I da NR 22. Considerando que havia contradições no texto, fomos convidados a alterar o documento. Com a participação de diversas empresas e instituições tais como a PETROBRÁS, IBRAM, SAMARCO, FIRJAN, etc. foram terminadas o texto iniciado em setembro/2014. O texto deverá ser defendido junto a comissão tripartite (governo, trabalhadores e empresários).

tabela

Próximos passos: O representante da PETROBRÁS deverá consolidar os dados aprovados e encaminhar por e-mail a todos componentes do grupo.

II – (Camilo e Beto) – Seminário sobre Gestão de Resíduos Sólidos ministrado nas dependências do SINDIPEDRAS, contou com a inscrição de 48 (quarenta e oito participantes); dentre os quais, associados, membros das entidades e de consultorias especializadas. Na ocasião puderam familiarizar-se com as exigências das normas e entender o passo a passo desta nova determinação.

III – (Beto) – Contato com a subsecretaria da mineração solicitando intermediação junto às Concessionárias CESP e AES objetivando a liberação das “anuências” para extração de areia em seus reservatórios, visando atender associados do SINDAREIA que necessitam deste documento para renovações de suas licenças junto a CETESB.

Dia 02/10

(Camilo) – Com a participação de representantes das montadoras – FORD e MERCEDEZ; associações (ABESC, SINAENCO e SINICESP), diretores do SINDIPEDRAS, entre outros, foi realizada reunião do Grupo Intersindical, que teve como finalidade levar as dificuldades do setor para os representantes das montadoras, buscando alternativas quanto adaptações dos veículos, de maneira a permitir transportes de areia e brita dentro da legitimidade da lei, só que acima dos valores hoje apresentados, em razão do baixo valor agregado que estes produtos significam e com isso apresentar propostas visando um trabalho conjunto para rever a “Lei da Balança”.

Dia 03/10

(Osni) – Reunião na FIESP na estruturação do “Programa Compete Brasil do DECONCIC” para a realização do “XI CONSTRUBUSINESS”. Nela serão discutidos “cases” envolvendo além dos “gargalos” da construção civil e temas específicos tais como “PPP – Parceria público-privado”, “Desburocratização dos bens imobiliários”, etc.